quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Com a casa lotada, público elimina os dois primeiros atores de Projeto Canastra.

Por Leandro Rodrigues

A sala Alfredo Mesquita, do Teatro CAC-ECA-USP, ficou pequena para receber o público de “Projeto Canastra - peça-jogo”, em suas apresentações de estréia. Camilo Shaden e Rafael Souza foram os primeiros atores-jogadores eliminados do espetáculo, que leva o reality show para o palco. Restam ainda oito que competem pela aprovação da platéia e pelo título de Ator-Canastra, neste próximo final de semana.

Na noite de estréia, sábado (8), uma hora e meia antes do inicio da apresentação já se formava a fila do lado de fora do teatro, para a retirada dos ingressos. Às 20h30, o hall do teatro foi liberado, onde a Canastrete (Raquel Morales) oferecia um microfone ao público para demonstrações de torcida aos atores-jogadores confinados.

Abertas as portas da sala, o público que entrava recebia as cédulas de votação e era recepcionado pelo elenco de dez atores. O Diretor-crupiê (Diogo Spinelli), que conduz o reality, interagia explicando as regras e apresentando cada ator-jogador. “Não sejam burros, votem no ator que vocês querem eliminar, e não no que vocês querem manter na peça. Ajudem-nos a melhorar nosso espetáculo”, dizia o austero diretor à platéia, que aderiu à brincadeira.

Em quase duas horas de peça, os atores-jogadores competiram pela cena curinga e apresentaram seus monólogos de gêneros variados. Ao final, com uma diferença de três votos, o ator Camilo Shaden foi descartado, tendo que abandonar o palco e causando comoção no mesmo público que o eliminou.

No domingo (9), segundo dia de apresentação, repetiu-se o sucesso de público. Shaden, ao invés do palco, estava na portaria do teatro, recolhendo os ingressos. Dessa vez, nove atores-jogadores disputaram a aprovação dos espectadores. Com a exceção da atriz Jhennifer Peguim, que apresentou a mesma cena de sábado, os demais interpretaram cenas diferentes, escolhidas pelo sorteio. A sentença do dia foi para Rafael Souza, o popstar da trupe, que foi eleito para deixar o espetáculo.

A competição pelo título de Ator-Canastra continua neste final de semana e segue até o dia 30 de agosto, quando os três atores-jogadores restantes disputam a Rodada Final.

Com textos de Catarina São Martinho e direção de Diogo Spinelli, Um Coletivo de Artistas Europeus apresenta “Projeto Canastra – peça-jogo”, em cartaz na sala Alfredo Mesquita do Teatro Laboratório CAC-ECA-USP, da Universidade de São Paulo (Av. Professor Luciano Gualberto, Travessa J, nº 215, Cidade Universitária – São Paulo), aos sábados às 21h e aos domingos às 20h30. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário